É impressionante a quantidade de finalidades que um projeto de UX pode ter. Ainda mais quando levamos em consideração que, hoje em dia, são poucos os problemas que não poderiam ser resolvidos com um sistema ou aplicativo.
A Porto Sudeste sabia bem disso quando criou um sistema próprio para medir indicadores de desempenho de seus colaboradores e implementar programas de qualidade e produtividade.
Por ser uma grande empresa da área de logística (lê-se: grandes cargas sendo transportadas a longas distâncias), é imprescindível que sua equipe siga certos protocolos de forma rigorosa, evitando erros e acidentes. É daí que vem a importância de seu principal programa de incentivo ao cumprimento desses protocolos, o PN10.
O problema era que, embora o programa funcionasse bem, a aplicação deixava um pouco a desejar no que se refere à experiência que os usuários (nesse caso, os funcionários) tinham dentro da plataforma. Foi exatamente isso que fez a empresa procurar a teken.
O trabalho de UX e UI para um sistema interno conta com os mesmos processos e técnicas criativas de qualquer outro app: envolve muita colaboração, imersão e estudos sobre a jornada do usuário.
No caso deste projeto especificamente, foi preciso entender como o programa funciona, como as informações eram inseridas dentro do sistema e quais telas e campos mereciam mais atenção.
Na etapa de testes de usabilidade (nossa última parada antes da entrega do projeto final), envolvemos os próprios funcionários da Porto Seguro – uma forma de garantir que a aplicação realmente cumpre seu objetivo e atende as necessidades da empresa.
O resultado foi um sistema mais amigável e eficiente, que não só facilita o cumprimento dos programas de endomarketing atuais, como também poderá ser adaptado para programas futuros.