O varejo é um universo tão agressivo quanto qualquer episódio daquela série medieval que você ama assistir. Aqui, vender é tudo, as metas são altas e uma equipe engajada faz toda a diferença na hora de encarar o exército da concorrência.
Com a Company Calçados, uma rede de lojas com 8 unidades em Joinville e em São Francisco do Sul, não é diferente. Calçado é commodity, por isso, é essencial apostar na experiência de compra como decisor.
De nada adianta você fazer aquela campanha incrível no Natal se, quando o cliente chega na loja, ele é mal atendido. Nosso trabalho só funciona de verdade se os vendedores estiverem comprometidos e felizes.
É por isso que criar em conjunto funciona tão bem. E, quando a Company apontou esse problema interno, nós unimos nossas forças e encaramos a batalha.
Uma coisa que já testamos aqui dentro: gamification funciona. Transformar as metas em algo lúdico e premiar os funcionários que se destacam ajuda a melhorar o clima interno e faz com que todos remem em uma mesma direção.
Foi daí que surgiu a Maratona de Vendas: determinamos quais seriam os indicadores de desempenho, criamos medalhas específicas para cada meta atingida e definimos quais seriam as premiações para os 3 primeiros colocados no final da campanha.
E para que tudo isso funcionasse bem, desenvolvemos uma plataforma que permitia o cadastro de cada vendedor e seus números mensais.
Através da plataforma, o gestor tem acesso a todas as informações necessárias e consegue gerenciar as equipes de todas as lojas em um mesmo local.
“Engajamento e competição interna mantiveram a área de vendas dentro do esperado, o retorno foi evidente.”
— Gilmar dos Santos
Depois da implantação, a campanha não só incentivou os vendedores a superar suas metas como também ajudou a manter as informações atualizadas e organizadas, tornou a comunicação entre os departamentos muito mais ágil e simplificou a forma como os resultados eram exibidos.
Em sua primeira edição, a Maratona de Vendas fez tanto sucesso que não se contentou em ficar só internamente. Durante os dias de premiação, organizamos dinâmicas com atividades físicas, que acabaram incentivando os funcionários a levar isso para o dia a dia.
Teve gente até participando de maratonas. Saúde e vendas. Quer coisa melhor?
Quando o inverno chega, o vendedor sozinho sofre mas a equipe engajada manda ver.