vem de zap

Quem dorme é o leão

O período do ano em que acontece a declaração do IRPF é como a Black Friday das contabilidades. E como nós atendemos a Velev, uma contabilidade bem diferente das outras (dá só uma olhada nesse outro trampo), precisávamos fazer uma ação à altura.

Nossa ideia era encontrar uma maneira de descomplicar o processo de contratação de uma contabilidade para fazer a declaração, em que a pessoa não precisasse se preocupar com nada e pudesse acompanhar o processo à distância. Foi assim que decidimos criar um sistema próprio para isso.


Um ciclo sem fim

O primeiro passo foi entender todas as peculiaridades da declaração do IR. Precisávamos saber quais informações eram necessárias para que a Velev pudesse fazer uma triagem e definir quanto cobrar. Depois, fizemos uma relação de informações e documentos necessários para fazer a declaração em si e, só então, pensamos na interface do site.


It means no worries

A interface deveria ser clara e intuitiva, buscando facilitar ao máximo o caminho do usuário até a entrega da declaração. Afinal, todo mundo que já declarou o IR sabe o que é passar nervoso achando que alguma informação está errada. Além de pensar nas telas, também criamos e-mails que informavam o cliente caso houvesse erros e o mantinham atualizado sobre o andamento do processo.


O que eu quero mais é ser rei

Depois do sistema estar redondinho, foi a hora de pensar em como divulgar isso. A maioria das campanhas sobre o IRPF são muito parecidas e, durante o período de declaração, o consumidor é impactado por muitas mensagens repetitivas e monótonas.

O objetivo era destacar a Velev em meio a tantos outros anúncios. Criamos peças também para o offline, mas o grande foco estava no online. Como tudo era feito pela internet, foi possível segmentar anúncios para diferentes regiões do Brasil, sem a necessidade de manter tudo localmente.

Também houve um esforço para conversar com quem já era cliente da Velev. Precisávamos convencer as pessoas a usar o sistema em vez de enviar documentos por motoboy ou e-mail.